Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47783

Compartilhe esta página

Título: A alteridade e representatividade na sala de aula por meio da literatura LGBTQIA+
Autor(es): PEDROSA, Carolina Anastácia de Souza
Palavras-chave: Literatura LGBTQIA+; Ensino Médio; Alteridade; Representatividade
Data do documento: 28-Out-2022
Citação: PEDROSA, Carolina Anastácia de Souza. A alteridade e representatividade na sala de aula por meio da literatura LGBTQIA+. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Este artigo tem o objetivo de mostrar a importância da alteridade e da representatividade LGBTQIA+ na sala de aula através da análise do romance Controle (2019), de Natalia Borges Polesso. Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica, apontando as problemáticas que envolvem o silenciamento de certas literaturas, articuladas com teóricos como Bento (2008), Louro (2012, 2020), Hall (2006), Dalcastagné (2005, 2012), Candido (1999) e etc. Propomos a inclusão da literatura LGBTQIA+ em sala de aula, ancorado no que consta na BNCC (2018). A partir da análise do romance, será discutido como o trabalho com a literatura LGBTQIA+ dentro de sala de aula tem relevância quanto à representatividade e o reconhecimento de si e do outro, confirmando que ler e pensar essas narrativas são importantes para o enfrentamento do preconceito e intolerância.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47783
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Carolina Anastacia de Souza Pedrosa.pdf217,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons